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Robocup - Baymax

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Faculdade de Informática e Administração Paulista

2017

São Paulo, Brasil

Baymax_Mobile_Background

Como nota da Avaliação Multidisciplinar, deveriamos criar, em grupo, um robô controlado por um celular Android, com o objetivo final a participação na Robocup, competição anual do 1º ano de Sistemas de Informação.
 
Pessoal, conheçam o Baymax! 🦾

Observando os robôs das competições anteriores, percebemos que um problema recorrente dos competidores era relacionado ao design: todos eram retangulares, ou seja, possuiam muitas brechas tanto no aspecto de ofensivo quanto defensivo e por este motivo, decidimos optar pelo formato circular.

Um robô circular poderia nos oferecer alta mobilidade ao girar no proprio eixo, e possivelmente um menor peso visto que a área de um circulo é menor que a de um cubo/retangulo de proporções parecidas.

Um robô circular, criado por dois fãs da animação "Operação Big Hero" não poderia ser outro se não o Baymax, não é mesmo?! É hora de aplicar um pouco de Gestão de Projetos (Alô PMBOK).

Fase 2
Levantamento de Requisitos!

Os requisitos foram definidos pela organização do evento, sendo os principais:

  • O robô deverá possuir um suporte de fixação para o balão;

  • O balão deverá ser fixado a 20cm de altura do chão;

  • Peso máximo de 2,5kg (incluindo baterias e fios);

  • Dimensões máximas de 30cm x 30cm x 20cm (L x C x A);

  • A arma com alcance máximo de 45cm de raio quando ativa.

  • A arma deverá permanecer no perímetro do robô quando inativa;

  • O tempo máximo de atividade da arma é de 15 segundos;

  • O microcontrolador utilizado deverá ser o Arduíno Uno.

Todas as regras podem ser conferidas clicando no botão abaixo:

Fase 1
Reconhecimento de Campo!

Reconhecimento
Projeto

Fase 3
Projeto!

Observando a proposta e requisitos, partimos para o projeto, que diga-se de passagem foi revisto diversas vezes.

Ao lado é possível ver em detalhes as plantas utilizadas no desenvolvimento do projeto.
 

A maioria dos materiais utilizados foram de fácil acesso e estão disponíveis em diversas lojas focadas na cultura Maker.
 

Os itens menos acessíveis foram as rodas omni-direcionais (dificeis de encontrar na proporção necessária), a vareta de fibra de carbono utilizada nas armas (preço elevado por ser um material premium) e claro, o acesso a uma cortadora laser para trabalhar as peças de acrílico.

 

Para visualizar uma descrição detalhada, clique em cima da imagem.

Download da documentação disponível abaixo:

Fase 3.1
Projeto da Chapa Superior

Nessa etapa o grande desafio foi implementar um design que fosse amigável e o mais fiel possível ao Baymax original, o que acabou sendo problemático devido ao seu design minimalista. Foram necessárias três versões até encontrar um formato que passasse o ar amigável do robozinho. O segredo foi uma leve curvatura na linha central.

Chapa Superior

Fase 4
Construção!

Com tudo documentado e planejado, chegou a hora de colocar a mão na massa!
Com os materiais em mãos e as chapas de acrílico pintadas de branco, começamos o processo de construção do robô. O processo foi documentado etapa a etapa e pode ser acompanhado abaixo:

Construção
Programação

Fase 5
Programação!

No trecho abaixo é possível visualizar na integra o código utilizado no Baymax. Também é possível realizar o download ou abri-lo em uma nova aba

Imagem: Reprodução | Walt Disney Company ®

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