Como nota da Avaliação Multidisciplinar, deveriamos criar, em grupo, um robô controlado por um celular Android, com o objetivo final a participação na Robocup, competição anual do 1º ano de Sistemas de Informação.
Pessoal, conheçam o Baymax! 🦾
Observando os robôs das competições anteriores, percebemos que um problema recorrente dos competidores era relacionado ao design: todos eram retangulares, ou seja, possuiam muitas brechas tanto no aspecto de ofensivo quanto defensivo e por este motivo, decidimos optar pelo formato circular.
Um robô circular poderia nos oferecer alta mobilidade ao girar no proprio eixo, e possivelmente um menor peso visto que a área de um circulo é menor que a de um cubo/retangulo de proporções parecidas.
Um robô circular, criado por dois fãs da animação "Operação Big Hero" não poderia ser outro se não o Baymax, não é mesmo?! É hora de aplicar um pouco de Gestão de Projetos (Alô PMBOK).
Fase 2
Levantamento de Requisitos!
Os requisitos foram definidos pela organização do evento, sendo os principais:
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O robô deverá possuir um suporte de fixação para o balão;
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O balão deverá ser fixado a 20cm de altura do chão;
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Peso máximo de 2,5kg (incluindo baterias e fios);
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Dimensões máximas de 30cm x 30cm x 20cm (L x C x A);
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A arma com alcance máximo de 45cm de raio quando ativa.
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A arma deverá permanecer no perímetro do robô quando inativa;
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O tempo máximo de atividade da arma é de 15 segundos;
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O microcontrolador utilizado deverá ser o Arduíno Uno.
Todas as regras podem ser conferidas clicando no botão abaixo:
Fase 1
Reconhecimento de Campo!
Fase 3
Projeto!
Observando a proposta e requisitos, partimos para o projeto, que diga-se de passagem foi revisto diversas vezes.
Ao lado é possível ver em detalhes as plantas utilizadas no desenvolvimento do projeto.
A maioria dos materiais utilizados foram de fácil acesso e estão disponíveis em diversas lojas focadas na cultura Maker.
Os itens menos acessíveis foram as rodas omni-direcionais (dificeis de encontrar na proporção necessária), a vareta de fibra de carbono utilizada nas armas (preço elevado por ser um material premium) e claro, o acesso a uma cortadora laser para trabalhar as peças de acrílico.
Para visualizar uma descrição detalhada, clique em cima da imagem.
Download da documentação disponível abaixo:
Fase 3.1
Projeto da Chapa Superior
Nessa etapa o grande desafio foi implementar um design que fosse amigável e o mais fiel possível ao Baymax original, o que acabou sendo problemático devido ao seu design minimalista. Foram necessárias três versões até encontrar um formato que passasse o ar amigável do robozinho. O segredo foi uma leve curvatura na linha central.
Fase 4
Construção!
Com tudo documentado e planejado, chegou a hora de colocar a mão na massa!
Com os materiais em mãos e as chapas de acrílico pintadas de branco, começamos o processo de construção do robô. O processo foi documentado etapa a etapa e pode ser acompanhado abaixo:
Fase 5
Programação!
No trecho abaixo é possível visualizar na integra o código utilizado no Baymax. Também é possível realizar o download ou abri-lo em uma nova aba
Imagem: Reprodução | Walt Disney Company ®